Em busca de um sonho... ser mãe

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

acupuntura

Ontem fui na clinica e tive uma conversa com a dra Rosana que faz acupuntura.
Ela não atende ao convênio, mas estive vendo com ela se ela pode atender no dia da
transferência.
Até lá vou ver se encontro acupuntura pelo convênio.
Com certeza não fará mal e se isso ajudar mesmo, como demonstra a pesquisa,
vale a pena o esforço.


fonte: Acupuncture in medicine 2006
Use of acupuncture in female infertility and a summary of recent acupuncture studies related to embryo transfer
Elisabet Stener-Victorin, Peter Humaidan



Stener-Victorin é considerada uma das estudiosas de maior renome em acupuntura e infertilidade. Neste trabalho, ela fez um resumo dos principais artigos da literatura médica sobre o assunto.

* Efeito da acupuntura no fluxo sangüíneo para o útero e ovários
A própria autora estudou o efeito da eletro acupuntura no fluxo de sangue para a artéria uterina em um trabalho publicado em 1996. Foram utilizados 8 pontos em 10 mulheres com infertilidade e observou-se ao ultrasson doppler uma diminuição da impedância da artéria uterina, o que resultou em um aumento do fluxo de sangue para o útero e ovários, melhorando assim a espessura do endométrio.

Outro estudo conduzido pela mesma autora verificou que a melhor resposta em camundongos para um aumento do fluxo de sangue para o útero e ovários ocorreu quando as agulhas eram colocadas no abdome (região somática do útero e ovários) e nas pernas.

Em conclusão, a eletro acupuntura quando estimulada em baixa freqüência e com agulhas colocadas na região do abdome e pernas, antes da fertilização in vitro, pode aumentar o fluxo de sangue para o útero e ovários sem efeitos adversos.

* Acupuntura na captação de oócitos
A dor na captação de oócitos é causada pela passagem de uma agulha pela vagina e pela manipulação ovariana.

O grupo de Sterner-Victorin realizou um estudo com o uso da eletro acupuntura para o alívio da dor da captação. Comprovou-se que a melhora da dor foi semelhante ao grupo que utilzou a anestesia convencional, porém as taxas de gestação foram semelhantes nos dois grupos.

* Acupuntura nas doenças anovulatórias e na Síndrome dos ovários policísticos ( SOP)
Stener-Victorin conduziu um estudo para verificar os efeitos da eletro acupuntura de baixa freqüência em mulheres com SOP e verificou que sessões repetidas de eletro acupuntura podem influenciar os parâmetros endocrinológicos e a ovulação.

Outro trabalho da mesma autora com camundongos com SOP induzida por medicações e tratados com a eletro acupuntura, mostrou uma modulação do sistema nervoso simpático e melhora do padrão da SOP.

Em conclusão, as evidências clínicas e experimentais parecem comprovar a ação benéfica da acupuntura em mulheres com SOP ou com outras doenças anovulatórias. Porém, outros estudos são necessários para elucidar o seu verdadeiro efeito.

* Acupuntura na transferência de embriões
Paulus,em 2002, coordenou o primeiro estudo de acupuntura nos ciclos de reprodução assistida, com 160 pacientes inférteis que forma submetidas a ICSI ou FIV. 80 pacientes fizeram a acupuntura 25 antes e logo após a transferência de embriões e 80 pacientes não fizeram a acupuntura.

Os pontos utilizados foram:
antes: VC6, SP8, LR3, VG20, ST29
depois: ST36, SP6, SP10, LI4
auriculo: shenmen, zhigong, neifenmi, naodian
duração de 25 minutos cada sessão

As taxas de gravidez foram de 26,3% no grupo sem a acupuntura e 42,5% no grupo que fez a acupuntura. O autor concluiu que a acupuntura quando realizada na transferência de embriões pode aumentar as taxas de gestação em pacientes tratadas por FIV/ICSI.

Westergaard estudou 273 pacientes com infertilidade em 2006, que foram divididas em 3 grupos:
grupo 1: 95 pacientes com a acupuntura no dia da transferência de embriões
grupo 2: 91 pacientes com a acupuntura no dia da transferência de embriões e 2 dias após
grupo controle: 87 pacientes sem acupuntura

As sessões tinham duração de 25 minutos e foram utilizados os seguintes pontos:
antes: VG20, ST29, SP8, CS6, LR3
depois: ST36, SP6, SP10, LI4
2 dias após: VG20, VC3, ST29, SP10, SP6, ST36, LI4

As taxas de gravidez foram maiores no grupo 1 (39%) em relação ao controle (24%). Apesar do grupo 2 apresentar uma taxa maior que o controle, esta não foi estatisticamente significante.

O autor concluiu, então, que o uso da acupuntura na transferência de embriões aumenta as chances de uma gravidez, porém se realizada 2 dias após a transferência não há nenhum benefício adicional.

Smith estudou 228 pacientes com infertilidade e as separou em dois grupos:
110 com acupuntura
118 com acupuntura placebo

A acupuntura foi realizada no 9 dia de estímulação e antes e depois da transferência de embriões. O autor obteve uma taxa de gestação de 31% no grupo da acupuntura e 23% no grupo placebo, o que não foi estatisticamente significante. Na conclusão, o autor diz que apesar da diferença das taxas de gravidez nos dois grupos, como não houve diferença estatística, não se pode dizer com certeza dos benefícios da acupuntura no 9 dia do estímulo e na transferência de embriões. Porém um pequeno efeito positivo no tratamento não pode ser excluído.

Um ultimo estudo foi citado por Stener-Victorin, conduzido por Dieterle, com 116 pacientes tratadas com a acupuntura verdadeira e 109 com a acupuntura placebo, durante a transferência de embriões. A acupuntura foi realizada logo após a transferência de embriões e 3 dias após.
Utilizou-se os seguintes pontos:
depois da transferência: VC4, VC6, ST29, CS6, SP10, SP8
3 dias após: LI4, SP6, ST36, KI3, LR3

As taxas de gestação foram 28,4% no grupo da acupuntura e 13,8% no grupo placebo. O autor conclui que a acupuntura realizada logo após a transferência de embriões e 3 dias após aumenta as taxas de gestação.

Todos estes estudos citados por Stener-Victorin mostram a eficácia da acupuntura no aumento das taxas de gravidez, quando realizada no dia da transferência de embriões. A acupuntura realizada em outros dias também pode ter um benefício adicional, porém não possui comprovação científica. Portanto, se for escolher um dia somente para realizar a acupuntura, faça no dia da transferência de embriões.

Um comentário:

Lyanna Souza disse...

Eu sou meio cética em relação a essa técnica, mas acho que mal não deve fazer. Se vc acredita mesmo que ela possa te ajudar, então faça!!! Vale a pena tentar!!! Bjos!!!!

Postar um comentário

Postagens populares