Em busca de um sonho... ser mãe

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Translucência Nucal


A translucência nucal é uma medida que é realizada na região da nuca do feto, entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, durante um exame de ultrassonografia. Esta medida serve para calcular o risco do bebê apresentar uma alteração cromossômica, malformações ou alguma síndrome, como a síndrome de down.
Quando estão presentes malformações ou doenças genéticas, o feto tem tendência a acumular líquido na região da nuca, por isso se a medida da translucência nucal estiver aumentada, acima de 2,5 mm, significa que há um acúmulo de líquido na região da nuca do feto e que este tem risco de apresentar alguma alteração. Se durante a ultrassonografia também verificarem a ausência do osso nasal, o risco aumenta mais, pois o osso nasal, geralmente, está ausente nos casos de síndromes.
Assim, a medida da translucência nucal alterada não indica que o bebê tem uma doença genética ou malformação, apenas indica que tem risco aumentado do feto apresentar alguma alteração. Neste caso, a grávida deve fazer outros exames como a amniocentese, por exemplo, para confirmar ou não o diagnóstico.
Além da translucência nucal, a idade da mãe e o histórico familiar de alterações cromossômicas ou doenças genéticas também são importantes para calcular o risco do bebê apresentar uma destas alterações.

Valores da Translucência Nucal

Os valores da translucência nucal podem ser:
  • Translucência nucal normal: inferior a 2,5 mm
  • Translucência nucal alterada: igual ou superior a 2,5 mm
Uma translucência nucal com valores normais não garante que o bebê não terá qualquer problema, apenas significa que o risco de apresentar qualquer alteração é muito baixo. Da mesma forma, uma translucência nucal aumentada não garante que o bebê terá algum problema, apenas informa que o risco do bebê apresentar alguma alteração é alto.

Quando fazer a translucência nucal

A translucência nucal deve ser feita entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, durante o exame de ultrassonografia, pois é quando o feto já tem entre 45 a 84 mm de comprimento e já se consegue calcular a medida de translucência nucal.

Preço da translucência nucal

O preço da translucência nucal varia entre 300 a 600 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares