Em busca de um sonho... ser mãe

sábado, 16 de maio de 2015

CARTA DE UMA MAE DE PREMATURO

"SER MÃE DE PREMATURO é ser pega pela surpresa e o despreparo.
É não segurar seu filho nos braços quando nasce. É olhar pela incubadora. É sentir sua cria pela ponta dos dedos esterilizados em álcool gel.
Ser mãe de Prematuro é ser viciada no monitor. E ver seu filho respirando por aparelhos com sensores medindo o que há de vida na sua criança. São os benditos 88% de saturação.
É tirar leite na máquina. É ver o leite entrando pela sonda. E torcer para a quantidade aumentar todo dia.
É ter paranoia com o processo ganha/perde de peso diário. Num dia ganha 10 gramas e no seguinte perde 15. Isso é um desespero.
É se incomodar com as aspirações e manobras, mas saber que é um mal necessário. É ver picadas e mais picadas para exames e não respirar enquanto o resultado não aparece. É chegar ao hospital com o estomago em cambalhotas com medo do que vai ouvir do pediatra.
Para ser mãe de UTI tem que virar pedinte e mendigar todo dia uma boa notícia. Mesmo que seja a bendita palavrinha “estável” - significa que não melhorou, - mas também não piorou.
E não se esquecer de agradecer o cocô e o xixi de cada dia. Sinal de que não tem infecção.
Mãe de Prematuro também tem rotina. UTI-casa-UTI de segunda a segunda. Sem descanso. E como é possível descansar?
Para ser mãe de Prematuro é preciso muita fé.
Porque na hora do desespero é você e Deus. É joelho no chão do banheiro da UTI para pedir milagre, ou pedir que acabe o sofrimento. Haja fé. E só com fé.
É ser a Rainha da Impotência, por ver o sofrimento e a dor do seu bebê e simplesmente não poder fazer nada. Só confiar.
É bater papo com seu filho através da incubadora. E ter lágrima escorrendo pelo rosto todo dia por não poder sentir seu cheirinho e beijar seus cabelos.
Mas, ser mãe de prematuro é superação, é ter história para contar. É entender de um monte de doenças que ninguém nem imagina que existe.
É contar o tempo de um jeito diferente. Idade cronológica e idade corrigida. É difícil de entender.
É sair da UTI com festa e palmas. E deixar por lá amigos eternos e preciosos.
Ser mãe de Prematuro é ter medo do vento, da bronquiolite, do inverno e do hospital.
Toda mãe é um ser guerreiro por natureza. Mas a Mãe de Prematuro, precisa ser guerreira em dobro. E isso nos difere e ao mesmo tempo nos iguala.
Lutadoras, perseverantes, resilientes, frágeis a ponto de desabar a qualquer momento, mas com uma força absurda. Uma força que talvez venha de um útero vazio antes do tempo.
Assim são as mães dos bebês que nascem antes..."
Autor desconhecido

3 comentários:

Lyanna Souza disse...

Lindo texto!!!! Ser mãe de prematuro é mesmo tudo isso... eu acompanhei de perto a luta da minha cunhada com a minha sobrinha que nasceu de seis meses e teve uma infecção generalizada. Os médicos a desenganaram em uma semana e na outra Deus operou um milagre!!! Ela está hoje com quatro aninhos e não tem nenhuma sequela. É uma criança muito esperta e saudável!!! Em breve sua princesinha estará em casa com vc!!! Muita força!!! Beijos!!!!

Ni Rocha disse...

Você é estar lutadora, esta guerreira... Fé que logo logo vocês estarão em casa curtindo o grande valor do toque. Beijos em vocês!!!

Janaína disse...

Você é uma guerreira, tenho fé que em breve estarão em casa, Deus esta com vocês intercedendo a todo instante ! Força, pois logo a UTI será passado e vocês estarão no aconchego do lar.

Postar um comentário

Postagens populares