Em busca de um sonho... ser mãe

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

19ª semana de gravidez

Estamos muito bem...graças a Deus...


Hoje completamos  a 19ª semana :


pregnancy-week-by-week-week-19
Esteja pronta para um jato de crescimento! À parte de ter o desenvolvimento genital, o seu pequeno está erguendo-se para a segunda metade da gravidez. Leia a seguir para aprender sobre o que esperar durante a semana 19.

Seu Bebê


Você provavelmente não sabe o gênero do bebê ainda, mas se você estiver grávida de uma menina, o sistema reprodutor já estará estabelecido. A vagina, útero e tubas uterinas já estão no lugar, e os ovários contêm mais de seis milhões de ovócitos primitivos.

Quando o seu bebê nascer, o número diminuirá para cerca de um milhão, que serão todos os ovócitos que ela terá! Não é fascinante saber que o óvulo que se tornou o seu bebê é tão velho quanto você, que só estava esperando para ser liberado enquanto você estava crescendo?

Se você está grávida de um menino, no entanto, as coisas também estão caminhando! O sistema reprodutivo masculino está quase totalmente desenvolvido. Os testículos foram formados e estão secretando testosterona desde a 10ª semana da sua gravidez. A genitália externa, que se tornou masculina no primeiro trimestre, está em crescimento contínuo: Um saco escrotal é geralmente evidente neste momento.

O seu pequeno mede cerca de 18 centímetros e pesa entre 185 à 225 gramas - aproximadamente o tamanho de uma manga. Há definitivamente uma ascensão na tabela do crescimento fetal, então espere alguns grandes ganhos nas próximas semanas.

Neste momento, a pele começa a produzir uma substância cremosa chamada de vérnix caseoso, que é formado por óleos secretados pela pele, células mortas, e lanugos, o fino pelo que cobre o corpo. Essa cobertura cerosa protege a pele do seu filho dos efeitos da flutuação do líquido amniótico.

A maior parte do vérnix vai desaparecer antes do nascimento, exceto se o seu bebê nascer prematuro. Bebês prematuros geralmente nascem ainda cobertos com muito vérnix. Até mesmo bebês com o tempo completo de gravidez, terão um pouco de vérnix nas rugas da pele.

A Sua Gravidez


Não tente lavar as partes escuras do seu nariz, bochechas e testa! Isso não é sujeira - é uma condição normal da gravidez chamada cloasma, ou a "máscara da gravidez".

Deve-se culpar os hormônios por essas manchas que afetam algumas, mas não todas as grávidas. Os hormônios da gravide também são responsáveis pela linea nigra, a linha escura que corta a sua barriga até o osso púbico.

Tanto a linea nigra como o cloasma irão desaparecer gradualmente após o parto. Exposição ao sol pode escurecer ainda mais os pigmentos na sua pele, então certifique-se de usar protetor solar e ficar em área de sombra se quiser manter a sua cor de pele. (Usar protetor solar diariamente é um hábito que deveria ser adquirido agora, só para constar!)

À medida que o seu útero aumenta ainda mais, os ligamentos redondos que o apoiam devem esticar. Ocasionalmente, esses ligamentos esticados irão causar uma dor aguda ou crônica na parte inferior do abdômen, geralmente em um lado ou no outro.

É provavelmente mais notável quando você muda a posição repentinamente ou levanta da cadeira ou da cama, e assim como os maiores desconfortos da gravidez, descanso geralmente fornece o melhor alívio. Mesmo que a dor no ligamento redondo seja muito comum, você deve chamar o seu médico, parteira, ou enfermeira, caso esteja preocupada.

Um comentário:

Lyanna Souza disse...

Como passou rápido... feliz demais que vcs estejam bem! Que o Senhor continue abençoando poderosamente vcs! Bjos!

Postar um comentário

Postagens populares